Habitação no Brasil
A moradia tem papel fundamental na vida das pessoas. Transformar o morar em algo seguro, digno, confortável e saudável tem um poder transformador e pode impactar de forma transversal e positiva a vida de indivíduos, famílias e a cidade como um todo.
Diante de um tema tão importante e que apresenta diversos desafios, a Artemisia - ao lado da Gerdau e em parceria com o Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos e apoio da CAIXA, CAU/BR, Vivenda e Habitat para a Humanidade Brasil - elaborou a Tese de Impacto Social em Habitação. O estudo - que já está em sua 2ª edição - reúne informações sobre os problemas enfrentados na habitação pelos brasileiros e brasileiras em situação de vulnerabilidade e aponta as oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social que possam contribuir de forma positiva à sociedade.
Adicionalmente a essa pesquisa, os cadernos de estudos realizados pela ONG Habitat Brasil tem como objetivo compreender melhor as demandas por melhorias habitacionais em comunidades e bairros dos municípios em que a Gerdau está presente e que serão atendidos pelo programa Reforma que Transforma. Os relatórios consolidam os resultados do trabalho e contém informações coletadas sobre as cidades e territórios analisados, a exemplo de leis, planos e projetos que incidem nas condições de moradia, agregando informações sobre as condições institucionais de cada município na temática das melhorias habitacionais.
Confira abaixo a Tese de Impacto Social em Habitação e os cadernos de estudos realizado pela Habitat Brasil nos respectivos municípios que receberão o programa Reforma que Transforma - uma inciativa da Gerdau para contribuir com a melhoria habitacional do Brasil.